A tradição vitivinícola da Casa, inserida na Região Demarcada do Dão, remonta ao século XVII, embora tenha sido graças à acção de Manuel de Albuquerque (um inovador em termos de vinhas, tecnologias e castas) que as suas vinhas, instalações tecnológicas e vinhos se tornaram célebres, nos finais do século XIX, tendo obtido, desde então, diversos prémios. As principais castas tintas são Touriga Nacional, Jaen, Tinta Pinheira, Alfrocheiro Preto, Cabernet Sauvignon e Tinta Roriz, enquanto nas castas brancas predominam Malvasia Fina, Encruzado e Semillon.
As Visitas
A Casa da Ínsua recebe turistas durante todo o ano. Oportunidade alargada para retemperadoras visitas a um local paradisíaco, bem no coração das terras do vinho do Dão.
Mediante marcação prévia, os hóspedes do hotel podem participar nas vindimas, assistir à produção dos vinhos Casa da Ínsua e efectuar provas de vinhos, acompanhados pelos enólogos da Quinta. As vindimas têm lugar entre Setembro e Outubro, em função das condições climatéricas e do estado de maturação das uvas, estando as marcações sujeitas a posterior confirmação das datas efectivas da vindima.
Existe ainda uma loja onde, para além do vinho, é possível adquirir outros produtos gourmet Casa da Ínsua, assim como algumas recordações.